O MBA em Gestão de TI e Computação em Nuvem terá a duração de 2 anos de créditos semi-presenciais (aulas presenciais a cada 15 dias). O objetivo deste curso é oferecer conhecimento amplo na área de gestão empresarial e de TI e detalhar aspectos relacionados à computação em nuvem, principalmente no que tange ao desenvolvimento e implantação de nuvens

Possui 12 disciplinas (360hs de créditos semi-presenciais) mais o Trabalho de Conclusão de Curso (100hs de créditos à distância TCC).

Módulo 1 – Gestão Empresarial (88 hrs)

1) Dinâmica de Grupo e Relacionamento

EMENTA: Conceito de grupos. Histórico do entendimento da dinâmica grupal. Objetivos grupais e individuais. Fenômenos grupais: coesão; integração; produção grupal; negação. A constituição e os papéis no grupo (principais elementos e funções). Grupoterapia. Abordagem apreciativa. A comunicação no grupo e o desenvolvimento do grupo. Novas perspectivas no entendimento dos grupos (correntes modernas). Psicologia nos grupos. O comportamento grupal nos diferentes contextos socioculturais. Estágios do desenvolvimento do grupo. Liderança e estilos de liderança.

2) Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios

EMENTA: introdução sobre empreendedorismo e inovação; características, tipos e habilidades do empreendedor; cenário do empreendedorismo e inovação no Brasil; meios de apoio ao empreendedorismo e inovação no Brasil; Lean Startup, Customer Development; Business Model Canvas; Minimum Viable Product, Design Thinking; Cenário de Venture Capital, Seed Money, Angel e Equity no Brasil; hands on no desenvolvimento dos novos negócios. Esta disciplina também abordará aspectos sobre captação de recursos financeiros; fontes de captação de recursos financeiros: públicas e privadas; escada de investimento em startup: de anjos até venture capital; leis de incentivo a inovação; estratégia para captação.

3) Administração Estratégica

EMENTA: Propósito da firma revisitado: teoria do acionista x stakeholder; Princípios de Governança e o IBGC; Esfera de Governança e modelos de Governança; Governaça e Sustentabilidade; Gestão Estratégica e Planejamento Estratégico; Ferramentas de Análise Externa; Ferramentas de Análise Interna; Cruzamento das Análises; Formulação da Estratégia (Balanced Scorecard); Gestão por Indicadores e Controle Estratégico.

Módulo 2 – Gestão de TI (104 hrs)

4) Inovação e Tecnologia

EMENTA: Introdução à Inovação; Processos e Sistemas de Inovação; Organização para a Inovação; Avaliação de Resultados da Inovação; Redes de Inovação e Parceria com Universidades e Centros de Pesquisa e Desenvolvimento; Mercado tecnológico e os seus desafios; O papel da Pesquisa Básica e Aplicada ao Desenvolvimento Tecnológico; Legislação e Fontes de Financiamento e Investimento para a Inovação Tecnológica; Proteção da Propriedade Intelectual; Transferência e Exploração da Propriedade Intelectual.

5) Gestão de Projetos de Inovação

EMENTA: Introdução à Gestão de Projetos; Execução da Estratégia e os Projetos; Metodologia de Gestão de Projetos (PMI); Gestão da Comunicação do Projeto; Gestão da Qualidade e Integração do Projeto; Gestão dos Riscos do Projeto; Gestão dos Custos do Projeto; Gestão de portfolio de projetos (PPM); Papel do Gerente de Projetos; Sistemas de TI; Mídias e Comunicação; Redes Sociais; Avaliação.

6) Engenharia de Software

EMENTA: Visão sobre o papel da Engenharia de Software. Processo de Desenvolvimento de Software: modelos e recomendações. Engenharia de requisitos. Arquitetura de Software. Padrões de Projeto. Teste de software. Estudos de caso.

7) User Experience

EMENTA: Experiência do Usuário, a IHC (Interação Humano-Computador) e seus impactos. Metodologias: Desenvolvimento centrado no usuário (UCD – User Centered Design), Lean UX e Agile UX. Métodos de Pesquisa e Ideação. Métodos de Avaliação: Inspeção, Observação e Teste de Usabilidade. Estudos de caso.

Módulo 3 – Computação em Nuvem (168 hrs)

8) Introdução à Computação em Nuvem

EMENTA: Conceitos básicos de computação em nuvem. Modelos de entrega de serviços. Modelos de propriedade. A pilha de software para implementação de uma nuvem. Principais plataformas de virtualização. Plataformas para configuração de uma nuvem privada. Principais serviços oferecidos por uma nuvem privada. Planejamento, analise e implementação de sistemas utilizando uma nuvem pública. Planejamento de capacidades e de custos.

9) Segurança em Nuvem

EMENTA: Introdução a segurança. Aspectos de segurança em nuvens computacionais. Principais problemas e soluções de segurança. Estado da arte de segurança em nuvens computacionais.

10) Arquiteturas de Banco de Dados e Big data

EMENTA: Comparação entre bancos de dados relacionais e os novos modelos de armazenamento NoSQL. Uso e manipulação de sistemas baseados em armazenamento NoSQL (chave-valor, orientado a documentos, orientados a grafos). MapReduce sobre banco de dados.

11) Virtualização e Contêineres

EMENTA: Conceitos e objetivos. Tipos de virtualização: virtualização completa, paravirtualização, virtualização assistida por hardware. Benefícios da virtualização. Tipos de ferramentas para virtualização de servidores. Principais produtos e soluções disponíveis. Virtualização de um datacenter. Histórico dos Containers no Linux, Vantagens de Containers em Relação a Máquinas Virtuais, Containers Interno, Arquiteturas do LXC, Vagrant e Docker, Instalando o Docker, Usando o Docket, Shell Interativo, Grupo Docker, Rodando Aplicações com Docker, Repositórios de Aplicações Docker, Exemplos: Aplicação Web, node.js, banco de dados não-relacional, Gerenciamento de Containers, Futuro de Docker e Containers.

12) Plataformas de Desenvolvimento e Infraestrutura para Nuvem

EMENTA: Introdução às plataformas de desenvolvimento em Nuvem e imersão tecnológica em laboratório com atividades práticas utilizando os dois maiores players de Nuvem Computacional da atualidade: Amazon Web Services e Microsoft Azure. Desenho e implementação de arquiteturas e serviços em cloud, modelos (IaaS, PaaS e SaaS), deploy de aplicações, armazenamento de dados, banco de dados, rede, elasticidade sob demanda, alta disponibilidade, migração de ambientes, segurança, etc. Será uma oportunidade para rever e aprofundar os conceitos teóricos aprendidos nas disciplinas anteriores vislumbrando casos reais através das tecnologias auxiliadoras disponíveis.


OBJETIVO GERAL

  • O curso visa formar pessoas para atuar tanto como gerentes de TI e computação em nuvem assim como desenvolvedores que pretendem usar as tecnologias de computação em nuvem, plataformas e infraestruturas em suas empresas.

  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Formar profissionais com ampla visão de gestão de TI capazes de gerenciar e liderar ações dentro de suas empresas;
  • Desenvolver a capacidade de liderança em projeto de inovação;
  • Propiciar ao aluno o desenvolvimento de competência para trabalhar em grupo – capacidade de usar as outras competências, colaborando com um grupo de colegas, para atingir os objetivos do curso;
  • Oferecer conhecimentos práticos através do uso de plataformas de desenvolvimento de aplicações em nuvem;
  • Oferecer conhecimentos práticos através do uso de infraestruturas de serviços para implantação de nuvens;
  • Motivar e estimular os alunos a pensarem de maneira crítica, com foco no desenvolvimento de seu próprio negócio;
  • Oferecer, através do TCC, estimulo para que os alunos criem suas startups usando tecnologias para computação em nuvem.

  • METODOLOGIA

    A metodologia do curso compreende aulas teóricas e práticas em laboratórios da UFSCar. As aulas práticas exigirão que o aluno coloque “a mão-na-massa” para desenvolver soluções que usem tecnologias em nuvem e possam entender a dinâmica para o desenvolvimento desse tipo de aplicação.

    SOBRE O TCC (STARTUP)

    Os alunos serão estimulados e desenvolver um trabalho de TCC inovador que corresponde à criação de uma startup que faça uso dos conhecimentos e tecnologias em nuvem aprendidos durante o curso. O trabalho de Conclusão de Curso deve ser realizado individualmente, por cada aluno, seguindo as etapas abaixo:

    1. Fase de elaboração e planejamento: nesta fase, cada aluno deverá planejar e propor um negócio inovador;
    2. Fase de validação e desenvolvimento do modelo de negócios: elaborar e documentar a ideia desenvolvendo um modelo de negócios;
    3. Prototipação: implementação do produto;
    4. Apresentação para uma banca de avaliadores: nesta fase, os projetos serão apresentados para uma banca composta por professores e profissionais externos. Uma nota será dada pela banca e esta nota será a nota da disciplina de TCC.